Olá amigos! Aprofundem seus conhecimentos visitando os sites incados para pesquisa. Nesse momento estamos falando de educaçãoe tecnologia, dessa forma estou dando algumas sujestões para aprender mais.
http://ieb.ufsc.br
WWW.portalsaofrancisco.com.br
www.unisep.edu.br/
WWW.sitededicas.uol.com.br
WWW.educarparacrescer.abril.com.br
www.educarede.org.br
www.EducadoressemFronteiras.org.br
www.caminhando.org.br
www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/
WWW.portal.mec.gov.br
amazoniamacapa
domingo, 8 de agosto de 2010
sábado, 7 de agosto de 2010
CONVITE ESPECIAL
Olá amigos do curso de Especialização Tecnologia em Educação,da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-Rio, convido a todos para construírmos juntos um texto que fale do questionamento APRENDENTES DIGITAIS, PROFESSORES ANALÓGICOS. Vamos tentar conduzir esse tema de acordo com a realidade das nossas escolas, sei que vocês poderão contribuir muito com esse assunto, porque somos imigrantes dessa Era digital, mas ainda temos alguns obstáculos para transpor.
Aguardo a contribuição de vocês!
Abraços.
Josefina
Aguardo a contribuição de vocês!
Abraços.
Josefina
APRENDENTE DIGITAL, PROFESSOR ANALÓGICO
APRENDENTE DIGITAL, PROFESSOR ANALÓGICO
A vertiginosa evolução sociocultural e tecnológica da atualidade provoca incessantes mudanças na organização e no pensamento humano e revela um novo universo no cotidiano das pessoas e consequentemente, na educação. Isso exige das escolas: independência, criatividade, autocrítica e autoconfiança para selecionar informações e fazer mudanças no seu contexto do ensinar e aprender.
Levando-se em conta a complexidade e profundidade do assunto em pauta é prudente admitir que este tema é inesgotável. Ele se apresenta com o objetivo de colocar em discussão a preocupação com o que é positivo e negativo no contexto da leitura na internet, bem como o seu uso responsável, sabendo que estamos imersos em uma realidade, onde o aprendente é digital e o professor é analógico. Nesse sentido, deveremos investigar qual a visão dos alunos no sentido de melhorar sua prática de leitura? Com que a escola se preocupa em relação ao uso das mídias em especial a internet? E outras perspectivas para a construção do conhecimento em relação ao tema.
É correto afirmar que o uso da internet no contexto escolar é acertado no sentido de promover possibilidade de aprendizagem de forma dinâmica, por meio da manipulação unidimensional das informações com o uso da Grede de Comunicação.
Ao longo dos anos, acirradas polêmicas no contexto educacional vem se manifestando no que concerne à utilização da internet pelos alunos, principalmente pelo uso indevido que eles fazem com jogos, sites pornôs e outras ferramentas que estão inseridas no cotidiano dos aprendentes.
Partindo de uma visão panorâmica do cenário educativo é evidente, que surgem a cada momento novas reformulações da pratica pedagógica que proporcionam ao educando o uso adequado da internet como prática da imersão na leitura no espaço virtual, procurando sempre uma forma propícia de conscientizar que o uso da internet através dos computadores na escola, possibilita representar e testar idéias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo que introduz diferentes formas de atuação e de interação entre as pessoas, bem como diferentes formas de aprendizagem. Portanto é necessário que professor “imigrante digital”, já saindo da fase de professor analógico, torne-se um mediador/formador tecnológico/digital de aprendentes digitais bem orientados.
Josefina Almeida.
Joalmeida
A vertiginosa evolução sociocultural e tecnológica da atualidade provoca incessantes mudanças na organização e no pensamento humano e revela um novo universo no cotidiano das pessoas e consequentemente, na educação. Isso exige das escolas: independência, criatividade, autocrítica e autoconfiança para selecionar informações e fazer mudanças no seu contexto do ensinar e aprender.
Levando-se em conta a complexidade e profundidade do assunto em pauta é prudente admitir que este tema é inesgotável. Ele se apresenta com o objetivo de colocar em discussão a preocupação com o que é positivo e negativo no contexto da leitura na internet, bem como o seu uso responsável, sabendo que estamos imersos em uma realidade, onde o aprendente é digital e o professor é analógico. Nesse sentido, deveremos investigar qual a visão dos alunos no sentido de melhorar sua prática de leitura? Com que a escola se preocupa em relação ao uso das mídias em especial a internet? E outras perspectivas para a construção do conhecimento em relação ao tema.
É correto afirmar que o uso da internet no contexto escolar é acertado no sentido de promover possibilidade de aprendizagem de forma dinâmica, por meio da manipulação unidimensional das informações com o uso da Grede de Comunicação.
Ao longo dos anos, acirradas polêmicas no contexto educacional vem se manifestando no que concerne à utilização da internet pelos alunos, principalmente pelo uso indevido que eles fazem com jogos, sites pornôs e outras ferramentas que estão inseridas no cotidiano dos aprendentes.
Partindo de uma visão panorâmica do cenário educativo é evidente, que surgem a cada momento novas reformulações da pratica pedagógica que proporcionam ao educando o uso adequado da internet como prática da imersão na leitura no espaço virtual, procurando sempre uma forma propícia de conscientizar que o uso da internet através dos computadores na escola, possibilita representar e testar idéias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo que introduz diferentes formas de atuação e de interação entre as pessoas, bem como diferentes formas de aprendizagem. Portanto é necessário que professor “imigrante digital”, já saindo da fase de professor analógico, torne-se um mediador/formador tecnológico/digital de aprendentes digitais bem orientados.
Josefina Almeida.
Joalmeida
Assinar:
Postagens (Atom)