Navegando no Rio Amazonas

Navegando no Rio Amazonas
Navegando no Rio Amazonas

domingo, 8 de agosto de 2010

Precisamos estar sempre informados!

Olá amigos! Aprofundem seus conhecimentos visitando os sites incados para pesquisa. Nesse momento estamos falando de educaçãoe tecnologia, dessa forma estou dando algumas sujestões para aprender mais.

http://ieb.ufsc.br
WWW.portalsaofrancisco.com.br
www.unisep.edu.br/
WWW.sitededicas.uol.com.br
WWW.educarparacrescer.abril.com.br
www.educarede.org.br
www.EducadoressemFronteiras.org.br
www.caminhando.org.br
www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/
WWW.portal.mec.gov.br

sábado, 7 de agosto de 2010

CONVITE ESPECIAL

Olá amigos do curso de Especialização Tecnologia em Educação,da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-Rio, convido a todos para construírmos juntos um texto que fale do questionamento APRENDENTES DIGITAIS, PROFESSORES ANALÓGICOS. Vamos tentar conduzir esse tema de acordo com a realidade das nossas escolas, sei que vocês poderão contribuir muito com esse assunto, porque somos imigrantes dessa Era digital, mas ainda temos alguns obstáculos para transpor.
Aguardo a contribuição de vocês!
Abraços.
Josefina

APRENDENTE DIGITAL, PROFESSOR ANALÓGICO

APRENDENTE DIGITAL, PROFESSOR ANALÓGICO




A vertiginosa evolução sociocultural e tecnológica da atualidade provoca incessantes mudanças na organização e no pensamento humano e revela um novo universo no cotidiano das pessoas e consequentemente, na educação. Isso exige das escolas: independência, criatividade, autocrítica e autoconfiança para selecionar informações e fazer mudanças no seu contexto do ensinar e aprender.

Levando-se em conta a complexidade e profundidade do assunto em pauta é prudente admitir que este tema é inesgotável. Ele se apresenta com o objetivo de colocar em discussão a preocupação com o que é positivo e negativo no contexto da leitura na internet, bem como o seu uso responsável, sabendo que estamos imersos em uma realidade, onde o aprendente é digital e o professor é analógico. Nesse sentido, deveremos investigar qual a visão dos alunos no sentido de melhorar sua prática de leitura? Com que a escola se preocupa em relação ao uso das mídias em especial a internet? E outras perspectivas para a construção do conhecimento em relação ao tema.

É correto afirmar que o uso da internet no contexto escolar é acertado no sentido de promover possibilidade de aprendizagem de forma dinâmica, por meio da manipulação unidimensional das informações com o uso da Grede de Comunicação.

Ao longo dos anos, acirradas polêmicas no contexto educacional vem se manifestando no que concerne à utilização da internet pelos alunos, principalmente pelo uso indevido que eles fazem com jogos, sites pornôs e outras ferramentas que estão inseridas no cotidiano dos aprendentes.

Partindo de uma visão panorâmica do cenário educativo é evidente, que surgem a cada momento novas reformulações da pratica pedagógica que proporcionam ao educando o uso adequado da internet como prática da imersão na leitura no espaço virtual, procurando sempre uma forma propícia de conscientizar que o uso da internet através dos computadores na escola, possibilita representar e testar idéias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo que introduz diferentes formas de atuação e de interação entre as pessoas, bem como diferentes formas de aprendizagem. Portanto é necessário que professor “imigrante digital”, já saindo da fase de professor analógico, torne-se um mediador/formador tecnológico/digital de aprendentes digitais bem orientados.

Josefina Almeida.

Joalmeida